O medicamento oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, saiu da lista de remédios controlados e passou a ser vendido, ou retirado em unidades públicas, com apresentação de somente uma receita simples. O antiviral é usado no tratamento da gripe, inclusive em casos de influenza
A (H1N1) – responsável pela morte de 110 pessoas no primeiro semestre de 2012.
Com a desburocratização na hora da compra, o Ministério da Saúde espera facilitar o acesso da população ao medicamento, já que o tratamento com o remédio deve ser iniciado logo após o surgimento dos primeiros sintomas da doença.
Além disso, o Ministério acredita que com a mudança, a resistência dos médicos em prescrever a medicação também diminua, ao mesmo tempo em que o acesso ao Tamiflu nas unidades do SUS aumente.
O Governo Federal enviou às secretarias estaduais de saúde 418,8 mil caixas do remédio – cada uma com dez comprimidos — para serem distribuídas em 2012.
DRAUZIO VARELLA
PS: Matéria indicada pelo Dr. Wesley Schunk, o nosso "Wesley"
SUPREMACIA DOC É INFORMAÇÃO
Um comentário:
que bom isso é muuito importante,já tive a gripe H1N1 quando trabalhava no hospital e é muito incomodo e preocupante,graças a deus não houve gravidade no meu caso e me recuperei bem.
Postar um comentário