Como todos sabem, o nosso Doutor Wesley Schunk é Nefrologista e tem inúmeros pacientes em hemodiálise, então vamos conhecer um pouco mais sobre esse procedimento?
A Hemodiálise é um procedimento que realiza exatamente a função do rim em nosso corpo: retira as substâncias tóxicas, água e sais minerais através da passagem do sangue por um filtro, com o auxílio de uma máquina.
Realizada geralmente três vezes por semana, as sessões de hemodiálise têm duração média de quatro horas.
A hemodiálise é um dos três tipos de terapia renal substitutiva, também conhecida como diálise.Os demais são o transplante e a diálise peritoneal.
Confiram algumas perguntas e respostas tiradas do site da FUNDAçÃO PRO-RIM em relação à Hemodiálise:
Considerando a técnica de diálise atual, qual a expectativa de sobrevida de um paciente em programa de hemodiálise, sem transplante?
Na Fundação Pró-Rim temos um paciente, o Sr. José Santana, que em dezembro faz 30 anos de diálise. E durante todo esse tempo a mesma fístula foi puncionada, mas sabemos que essa não é uma situação comum. Pelos meus 30 anos de experiência médica, afirmo que o paciente vive muito bem nos primeiros 5 anos de diálise. A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.
Quais as complicações esperadas para este paciente em consequência da hemodiálise?
As complicações estão principalmente relacionadas aos sistemas cardiovascular e ósseo. Por isso, o paciente pode dialisar sem problemas durante 5 anos e, após esse tempo, começar a se preparar para o transplante, justamente por causa dessas complicações. O paciente que não pode fazer o transplante terá que ter mais cuidado com a parte óssea e com a alimentação.
Gostaria de saber o que realmente é proibido comer durante o tratamento de hemodiálise.
Não costumamos prescrever uma dieta rígida, mas é bom evitar alimentos que contenham muito sal (se o doente for hipertenso), e alimentos que contém muito potássio, como enlatados, banana e laranja. A restrição maior seria para alimentos que contenham potássio.
Queria entender melhor como funciona o fluxo, o capilar e o reuso.
Capilar é por onde entra e sai o sangue. O reuso do capilar é permitido por lei e regulamentado nas normas de diálise. Pela legislação, se houver máquina de reuso, o dialisador pode ser reaproveitado até 20 vezes. Quando o reuso é manual, 12 vezes. O capilar é um tubo com dois compartimentos e com um feixe de fibras de celulose por onde circula o sangue, que entra por um lado do capilar e percorre todo esse feixe até o outro lado. A troca se dá por difusão, que é a saída do mais para o menos concentrado. Então, uréia e creatinina, por exemplo, que estão altos, vão para o líquido de diálise. E o sódio e o potássio, presentes em nosso sangue e no líquido de diálise, se equilibram. Como esse fluxo é contínuo, as trocas ocorrem durante toda a diálise e o sangue é purificado dessa forma.
Quanto por cento do sangue passa pela máquina na hora da hemodiálise? Até quanto sai de líquido em uma sessão?
Circula dentro do capilar em torno de 72 litros de sangue por cada sessão de 4 horas. A quantidade de líquido que sai por sessão depende do fluxo da bomba, do fluxo do dialisado, do tipo de dialisador, do tempo de diálise e da pressão negativa colocada pela prescrição da diálise. O paciente pode perder de nada até 10 litros, dependendo desses fatores. Mas a perda média é em torno de 1 litro por hora. Numa sessão de 4 horas, a pessoa perde de 3 a 4 litros.
Não existe um tratamento que não seja tão demorado e tão difícil de suportar, até hoje somente desse jeito...
Infelizmente não existe. A dose mínima de diálise é de 4 horas, 3 vezes por semana. No entanto, os pacientes devem ter em mente o seguinte: quem tem uma insuficiência cardíaca ou hepática grave tem que fazer o transplante, senão corre risco de morte. Não existe máquina para substituir. Com a insuficiência renal crônica é diferente: existe o estágio da diálise, que prepara o paciente para o transplante e o mantém com uma qualidade de vida muito boa.
Fonte:Pró-Rim
3 comentários:
aqui é engenharia, cálculo na veia cara, ENERGIA,o serviço q move o mundo!HAHA, to brincando, parabéns por ser essa pessoa ótima que vc demonstrou ser no Big Brother e parabéns também pelo amor que vc demonstra ter ao cuidar das pessoas!Vc merece tudo de melhor que vc conquistar na sua vida!
hahaha...gostei anônimo...rs.
Boa tarde meu amigo, quando puder visite a nossa página, nossa missão: a integração dos pacientes, familiares, profissionais da área de saúde e a população de um modo
geral. Em prol da divulgação, prevenção, informações
sobre o tratamento da Insuficiência Renal em seus
diversos estágios, nas suas diversas modalidades
de tratamento e campanhas em favor
da doação de órgãos.
https://www.facebook.com/pages/Dicas-de-Hemodi%C3%A1lise-e-Transplantes-Nevakubo/270395653033630
Abraços...Geison Oliveira.
Postar um comentário