sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"Nunca pão de queijo foi tão bem-vindo!"

[Wesley]


O pão de queijo é uma receita típica dos estados brasileiros de Minas Gerais e Goiás.

A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII em Minas Gerais, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950.



Pão de queijo - RECEITA AQUI

Apesar de ser denominado como "pão", o pão-de-queijo, não utiliza fermento biológico ou químico, e consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, banha de porco, óleo vegetal e derivados de queijo de leite de vaca, de consistência macia e elástica.


Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito - bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Ma o que há dá a sua prinicpal caracterisitca é o de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

A gordura - banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina - funciona como um lubrificante molecular, contribuindo para a textura elástica da massa.
O ovo contribui com a cor e seu sabor.

O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponiblidade. Os mais utilizados são mussarela, parmesão, sendo os mais tradicionais o queijo minas curado e queijo minas padrão. O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.




maria tereza cichelli

"Me arrepiei qnd vi o vídeo da Paula Fernandes!! Sou muito apegado a Minas Gerais!! Obrigado por tudo!
Ótimo fds
Ah, adorei o post do Tomate"

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Tereza!!! Li o Wesley parabenizando o Tomate, legal! Realmente quem é especial não podemos esquecer e deixar de homenageá-lo no momento certo!! Adoro o Tomate e suas maravilhosas musicas.Que Deus continui lhe presenteando com esse dom de levar alegria a seu público que como eu curte demais.- Quanto a essa reportagem do Pão de qUEIJO..HUMMMM MUITO BOM!!!tEREZA VOCÊ DISPENSA comentários, faz tudo com muita perfeição e amor pelo Doc. a ti UM EXCELENTE SÁBADO, ao doc, MILHÕES DE ALEGRIAS aí em LA. Curta muito tudo que lhe fizer feliz. A nós aqui no Brasil, idem...vamos viver e curtir tudo que nos faz bem a MAria que Deus sempre continui no comando de tudo e de todos. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...