sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SUPREMACIA TAMBÉM É SAÚDE

Herpes labial


Marisa Monte, desculpe usar essa música tão linda para introduzir um assunto não tão agradável: o herpes labial.

Mas é que beijo e herpes infelizmente têm relação.



O herpes

Herpes simples é causado por vírus, o HSV-1. A maioria da população, aproximadamente 90%, já teve contato com esse vírus.

Algumas pessoas passam ilesas pelo contato, sem sofrer nada, mas outras não: nelas, o vírus causa uma lesão na pele que surge e desaparece várias vezes ao longo da vida.

O lugar mais frequente para o surgimento do herpes simples é o lábio. A ferida de herpes labial é um aglomerado de pequenas bolhas.

Um ou dois dias antes da ferida, vem um aviso prévio: o lábio dói, coça ou apenas incomoda.

Se não for tratado, o herpes cicatriza sozinho em uma ou duas semanas. Mas mesmo assim vale a pena tratar. Porque, além de doer e incomodar, é contagioso. Sem falar no aspecto visual. Quanto mais cedo o herpes sumir, melhor.

O que você pode fazer durante uma crise de herpes labial?


1- Trate-se

O melhor tratamento é à base de antivirais, que podem ser em comprimidos ou creme. Os comprimidos são mais eficazes do que o creme, e devem ser prescritos por um médico.

O ideal é começar a tomar o antiviral assim que aparecer a sensibilidade que antecede as lesões no lábio. Isso pode interromper a crise ou minimizar os sintomas e a duração. Os antivirais de uso tópico abrandam os sintomas, mas não são tão eficazes como os de uso oral.

Se a opção for o creme, ele deve ser aplicado várias vezes ao dia e, assim como o comprimido, o ideal é começar antes das lesões se tornarem visíveis. O tratamento tópico pode complementar o tratamento por via oral.

Aplique gelo quando a lesão estiver dolorida, inchada e com bolhas. Na Europa existem curativos adesivos que aceleram a cicatrização, mas infelizmente esse produto ainda não é vendido no Brasil.

2 - Evite o sol

Tomar sol em excesso predispõe ao aparecimento de herpes e pode agravar uma crise existente. Mais um motivo para você fugir do sol.

3 - Evite transmitir o vírus

Não estoure as bolhas, por mais que você tenha vontade de fazer isso. Elas são repletas do vírus HSV-1.

Ao estourar uma bolha, você pode espalhar o vírus para outras pessoas. E também acaba espalhando por sua própria pele, e pode contaminar outros pontos.

Cutucar também não pode, para não infeccionar a ferida. E se você não obedeceu a essa dica, pelo menos lave as mãos depois de mexer nas lesões.

Tem mais: não divida utensílios como copos, talheres ou guardanapos. Não fale muito próximo de pessoas.

E, ao contrário do que a linda música diz, não beije. Calma, é só durante a crise.



Por Lucia Mandel

Dermatologista trata dos assuntos de estética e saúde

Fonte: VEJA



maria tereza cichelli

2 comentários:

Anônimo disse...

ótima matéria!!! Fica dica p/ quem gosta de beijar 10 pessoas durante uma balada# carnavaltahchegando!

Anônimo disse...

Boa Noite Tereza!!! Você sempre arrasando. Ótima matéria. Realmente, é preciso cuidado!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...